Justificativa
A escola de Ensino Infantil e Fundamental
Nossa Senhora de Fátima, conta hoje com 224 alunos regulamente matriculados, os
quais estão distribuídos entre as modalidades da Educação Infantil (II, III, IV
e V) e Ensino Fundamental (1º ao 9º ano).
No que diz respeito ao nível de aprendizagem,
a escola se apresenta numa posição dos pais no aprendizado dos filhos é uma
constante; conta ainda com a colaboração e dedicação da equipe de professores,
a qual tem se preocupado em oferecer o melhor em relação a qualidade do ensino. Nesse sentindo, os professores orientam aos alunos
sobre a responsabilidade que cada um tem de enfrentar, no intuito de contribuir
para o seu próprio crescimento e conhecimento, formando cidadãos mais
conscientes.
Seu quadro que compõe o corpo
docente da escola tem se preocupado em desenvolver, de acordo com os PCN’s, uma
prática educativa que possa atender as necessidades do educando, buscando,
basicamente, o essencial para conviverem em harmonia uns com os outros. Vale
salientar que os professores são qualificados e graduados para o exercício de
sua profissão
Com relação as necessidades
priorizadas pelo diagnostico geral do rendimento escolar, temos procurado
subsídios práticos, introduzindo novos projetos e redimensionando o regimento
escolar, com o objetivo de despertar interesses e envolvimentos psicossociais
progressivamente.
O principal eixo a ser utilizado
como suporte para minimizar os problemas mencionados é a própria comunidade,
pois acreditamos que a educação é a base para a socialização. O mais importe é
que o pensar e o fazer pedagógico acontece de forma participativa, onde
professores, alunos, funcionários e comunidade trabalhem juntos, em prol do
progresso de todos.
Partindo do pressuposto de que a
educação tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando e que, para
isso, deverá a escola (espaço reservado
para a sistematização do conhecimento), oferecer mecanismo para a
concretização desse objetivo e do referencial para o sucesso escolar, verificamos,
em linhas gerais, que as relações de ensino-apredizagem, no processo pedagógico
da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima,
estão situadas em patamar de anseios estruturais, bem como de extrema
necessidade por uma melhor qualificação das potencialidades contribuintes em aspectos
favoráveis ao ápice educacional de sua clientela.
Seu quadro discente é composto por
crianças de diversos níveis sociais, sendo que a maior parte pertence à classe
média baixa. Os alunos são filhos de
trabalhadores rurais desprovidos de
incentivos para o estudo, um vez que a profissão por eles desempenhada não
requer maiores qualificações. Contudo, mesmo diante de uma realidade cruel, a
escola tem procurado preparar seus alunos para o exercício da cidadania.
VISÃO
Fazer da nossa escola uma instituição de destaque em
meio a outras, particularmente pela
excelência do trabalho educacional, no intuito de que essa seja a melhor oportunidade de crescimento e
desenvolvimento para todas as pessoas da comunidade. Atuando dessa forma,
estaremos fazendo com que nossa
instituição seja reconhecida pela qualidade de seu ensino, com base em uma
educação voltada para a ética, a cultura e o social.
MISSÃO
Formar cidadãos conscientes,
ativos e participativos, visando construir uma sociedade mais igualitária,
possibilitando uma formação integral aos alunos, de forma interdisciplinar,
priorizando os aspectos: intelectual, cognitivo psicomotor, emocional, afetivo,
familiar, social, físico e ético.
AÇÕES
- Os educadores
deverão está sempre atentos à coerência entre o discurso e a prática, respeitar
para ser respeitado, assumir e cumprir suas responsabilidades, como forma de
compartilhar com o educando a importância de suas atitudes.
- A participação
ativa dos estudantes e da comunidade como um todo, certamente irá ajudar a
formar cidadãos de boa índole, capazes de exercer com dignidade o exercício de
sua cidadania.
- Avaliar, de
forma continua, a atuação e desempenho não só do corpo discente e docente, como
também acompanhar de perto o desempenho do núcleo gestor e funcional, como
parte integral do processo educativo.
A escola segue uma linha democrática em que o núcleo gestor, corpo
docente, discente, funcional e comunidade trabalham juntos buscando os mesmos
objetivos. A mesma visa dar continuidade
aos programas desenvolvidos pela SEDUC, tendo por finalidade desenvolver no
educando a formação necessária indispensável para o exercício da cidadania e
fornecer meios para progredir no trabalho. Sobre o termo cidadania, freinet
(1997, p. 139), afirma que
REFERENCIAL TEÓRICO
Diante do diagnóstico da situação da
Escola de Ensino Infantil Fundamental Nossa Senhora de Fátima, percebe-se que
não é possível seguir apenas uma corrente pedagógica, mas algumas que juntas norteiam e possibilitam novos conhecimentos. A escola baseia-se
nas tendências: tradicional, renovada e crítico-social dos conteúdos, uma vez
que unidas discorrem para um melhor e mais
eficiente aprendizado Por parte dos discentes, fazendo com que adquiram
uma visão critica do mundo, sem perder de vista os valores históricos.
Sobre a pedagogia tradicional,
Luckesi (1994, p. 30), afirma que esta é: [...] centrada no intelecto, na
transmissão de conteúdos e na pessoa do professor. Já na pedagogia
crítico-social dos conteúdos Meksenas
(1994, p. 63) afirma que:
[...]
ela tem por objetivo um processo de
ensino onde tanto professores
como alunos tenham postura ativa
para que possam realizar uma troca
de
experiência e assim, ao mesmo tempo em que o aluno tem acesso
ao conteúdo tradicional, tem também uma
postura critica que o ajuda
no
processo de transformação de realidade social.
O ensino de qualidade que a escola pretende
desenvolver, visa formar cidadão capazes de interferir criticamente na
realidade, para assim poder transformá-la. Esse processo está inserido dentro
das tendências pedagógicas citadas anteriormente, e é através deles que buscamos a valorização do aluno,
sem menosprezar o papel fundamental do professor, que tem uma função de suma
importância, a qual consiste em possibilitar aberturas para novos
conhecimentos. Em conformidade com o exposto, vale salientar o que afirma
Gandim (apud TELES, 1997, p. 25): O
sistema escolar se organiza segundo as linhas estruturais da sociedade
em que se insere: não é um tipo de
escola que produz um tipo de sociedade, mas um tipo de sociedade que produz um
tipo de escola.
A escola que queremos é aquela
da qual o professor seja um facilitador do processo de busca do conhecimento,
levando em consideração a bagagem empírica do aluno.
A instituição escolar, na
perspectiva de construção da cidadania, precisa assumir e valorizar a cultura
de sua própria comunidade e, ao mesmo tempo, ultrapassar seus limites. Nessa
perspectiva, é essencial que haja um vinculo entre a escola, as questões
sociais e os valores democráticos. As normas de funcionamento e os valores
implícitos e explícitos que regem a atuação das pessoas na escola, são
determinantes para a qualidade do ensino, interferindo de maneira significativa
sobre a formação do educando.
A Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional (LDB – nº 9.394), aprovada em 20 de dezembro de 1996,
consolida ampla o dever do poder público para com a educação em geral e, em particular, com o
Ensino Fundamental, tendo em vista a mudança da tendência pedagógica
tradicional. O órgão responsável pela educação, implantou o Projeto de Educação
em Ciclo, rompendo com a seriação e avançando no sentido de organizar o ensino,
considerando a faixa etária e as aproximações dos educandos dentro de mesmo
ciclo. Tal proposta viabiliza a escola a
trabalhar com mais flexibilidade, respeitando os diferentes níveis de
escolaridade.
Em razão da grande centralidade
atribuída à Educação pela política nacional, definida nos Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCN’s), o professor, especialmente do Ensino
Fundamental, onde está inserido o foco dessa política, teve que se reciclar,
aprimorar seus conhecimentos e redimensionar sua prática educativa.
Diante
do que a escola pretende, é que foi discutido e elaborado este Projeto, que
inclui a formulação de metas e meio eficazes, valorizando a rotina do trabalho
pedagógico em grupo de co-responsabilidade de todos os membros que formam a
comunidade.
PROPOSTA CURRICULAR
Na escola procuramos trabalhar
com eventos sociais, objetivando que os pais se integrem com mais afinco ao
convívio escolar e que se preocupe mais com a aprendizagem e o comportamento de
seus filhos, para que juntos, possamos preparar profissionais de alto nível
intelectual e produzir conhecimentos a parti da realidade vivida, no intuito de
proporcionar tanto ao educando quanto ao educador soluções para a criação e a
construção do saber.
No nosso planejamento buscamos
não apenas abranger a educação sistematicamente ministrada em sala de aula, mas
também as experiências que são adquiridas dentro e fora da escola, incluindo
também o relacionamento entre alunos, professores e familiares,
Objetivo geral
Contribuir, de forma
democrática, para o crescimento integral
do educando, tendo em vista o engrandecimento e o fortalecimento da escola,
diminuindo, assim, o índice de evasão e repetência escolar.
Quadro de metas e estratégias da escola.
METAS
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ESTRATÉGIAS
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Avaliar o processo de
ensino-aprendizagem em 100%
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Núcleo gestor.
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Buscar parcerias para ministrar
palestra sobre arte, cultura e religião.
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Parceria com a SEDUC
·
Parceria com a URCA
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Parceria com o SESC
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Oferecer a criança uma unidade escolar
adaptidada as suas necessidades.
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SEDUC/JN
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Trazer para a escola 90% da comunidade
escolar; pais e alunos para acompanhar no processo ensino aprendizagem.
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Escola Nossa Senhora de Fátima.
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Parceria com a SEDUC.
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Formação
PAIC (Programa de Alfabetização na idade certa) para os professores da
educação infantil e ensino fundamental.
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Parceria com a SEDUC.
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Elevar a participação da comunidade
escolar em 40% nos projetos.
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Usando metodologias tais como:
ü Leitura
ü Pesquisa
ü Recursos
tecnológicos.
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Aumentar em até 40% a participação dos
pais dos alunos nas atividades desenvolvidas pela escola.
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Realizar palestras, seminários voltado
para a estrutura da família o bem estar do aluno.
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Aumentar em até 20% a taxa de matricula
diurno.
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Metodologias aplicadas de incentivos e
dinamismo para estimular o aluno.
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Elevar 30% o nível de aproveitamento do
aluno e diminuir em 5% o déficit de aprendizagem.
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Fazer da escola um lugar agradável,
onde o aluno sinta prazer em vir e nela permanecer.
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·
Reduzir em até 20% os índices de evasão
e repetência.
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·
Realizara recuperação para os alunos do
6º ao 9º ano através de projetos realizados nos sábados.
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A avaliação escolar é uma
tarefa didática necessária e permanente no processo educativo, bem como no
acompanhamento dos passos do processo ensino-aprendizagem, pois avaliar é
diagnosticar.
É
realidade de forma contínua e, no final de cada bimestre, a secretária de
Educação adota um calendário de provas, as quais poderão ser oral ou escrita,
de acordo com a real necessidade de cada sala de aula e disciplina.
O
objetivo da avaliação consiste em detectar o rendimento do aluno para, a partir
daí, o professor verifica em que ponto deve melhorar sua ação pedagógica,
revertendo o quadro negativo.
A
recuperação anual é feita paralela, levando-se em consideração a recuperação
propriamente dita no final de cada semestre, sabendo-se que a média adotada
pelo sistema de ensino municipal é cinco (05). Dentro desse processo também é
realizada a avaliação do desempenho do corpo docente e administrativo da
escola.
A
avaliação diz respeito a uma reflexão sobre o nível da qualidade do trabalho
escolar, tanto dos professores quanto dos alunos. Tem como finalidade constatar
progressos e superações necessárias para o melhor desempenho do sucesso
escolar.
Segundo
Libâneo (1994), a avaliação é o caminho utilizado no processo de ensino que
permite determinar se os objetivos proposto foram atingidos. Portanto, partindo
dessa verificação é que o professor pode orientar-se e decidir quais atividades
didáticas deve desenvolver a seguir, para que alcance os objetivos previstos.
Ainda de acordo com o autor supracitado:
[...] definir a avaliação
escolar como um componente do processo de
ensino que visa, através da verificação e qualificação dos resultados
obtidos, determinar a
correspondência destes com os objetivos propostos
e,
daí, orientar a tomada de decisões em relação às atividades didáticas
seguintes
(LIBÂNEO, 1994, p. 196).
Em conformidade com o pensamento de Libâneo,
Luckesi (1994), define a avaliação escolar como uma apreciação qualitativa dos
dados importantes do processo de ensino e aprendizagem, que auxilia o professor
a tomar decisões sobre o seu trabalho. A avaliação pode ser caracterizada como
uma forma de ajuizamento da qualidade do objeto avaliado, fator que implica uma
tomada de posição a respeito do mesmo para aceitá-lo ou para transformá-lo.
Sobre esse aspecto, Luckesi (1994, p. 33), afirma:”[...] a avaliação é um
julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista
uma tomada de decisão”.
Diante dessas definições
podemos ainda dizer que a avaliação é um processo contínuo de pesquisas que têm
como objetivo diagnosticar e interpretar os aspectos cognitivos dos alunos,
visando redimensionar o planejamento do professor e da escola como um todo. Ela
é necessária por que permite verificar e analisar o desenvolvimento do processo
educativo, assumindo uma dimensão orientadora, uma vez que, se bem planejada
para ocorrer normalmente ao longo do processo, fornecerá um feedback
e permitirá a recuperação imediata, se for o caso.
Nesse sentido, a avaliação é utilizada
para cumprir algumas funções, tais como: pedagógico-didático, diagnóstico e
controle, entre outras. A função de diagnóstico possibilita identificar avanços
e dificuldades dos educandos e a atuação do professor que, após as análises,
replaneja para melhor cumprir as exigências previstas nos objetivos.
A avaliação ocorre sem rituais
calendarizados, no momento que o professor ache necessário, sendo que alguns
tipos são utilizados, como: avaliações
objetivas, subjetivas, registro de ocorrência, ficha do aluno, diário de bordo,
observação dos trabalhos, pesquisas, observações do comportamento,
auto-avaliação, reuniões campais etc.
Após obtenção dos resultados
das avaliações realizadas, faz-se necessário constatar que, se algum aluno não
atingiu a média cinco (05), inicia-se a recuperação paralela com exercícios
intensificados, concentração de esforços, atenção sobre os aspectos
deficientes, estado específico do aluno e busca de apoio. Caso mesmo diante
dessas tentativas a defasagem não seja superada, recorre-se à recuperação no
final do ano letivo.
De acordo com a Resolução nº
384/2004, do conselho de Educação do Ceará, no uso de suas atribuições
definidas na Lei nº 11.014, de 9 de abril de 1985, e tendo em vista orientar os
estabelecimentos de ensino sobre a obrigatoriedade de proporcionar aos seus
alunos Estudos de Recuperação, em conformidade com os dispositivos da Lei nº 9.
394/1996, contidos no Artigo 24, Incido V, Letra “e”, no Artigo 12, inciso V, e
no Artigo 13, inciso IV.
Resolve:
Art.1º- Entende-se por Estudos de
Recuperação o tratamento especial dispensando aos alunos nas situações de
avaliação de aprendizagem, cujos resultados forem considerados pelo professor
como insuficientes.
§ 1º- Os estudos
previstos no “caput” deste artigo constituem-se um dever da escola com a
participação da família, cujos procedimentos serão disciplinados no Regimento
Escolar.
§ 2º- O processo de
recuperação será definido pela escola com a participação da família.
Art.2º- A insuficiência de
rendimento escolar poderá ser identificada:
a) Pelo
que o Regimento Escolar estabelecer como conceito ou nota mínima para
aprovação;
b) Pelo
parecer escrito do professor, identificando conteúdos ou habilidades que
considere importantes na aprendizagem do aluno;
c)
Pelo manifesto desejo do aluno de complementar
estudos em determinado conteúdo programático.
Art. 3º- São características
dos Estudos de Recuperação:
a) Metodologia
adequada às dificuldades de aprendizagem constatadas;
b) Revisão
da parte do conteúdo em que o aluno demonstrou dificuldade;
c)
Orientação e acompanhamento individualizados
ou em grupos com dificuldades idênticas;
d) Desenvolvimento
de exercício para aquisição de habilidades, quando for o caso.
Art. 4º- competirá ao
professor estabelecer estratégia de recuperação, podendo adotar processos
pedagógicos diversos, como pesquisas, estudo de módulos, trabalhos individuais
ou em grupos, leituras complementares, relatos de experiência e outras
atividades que, a seu critério, forem julgadas adequadas, sempre voltadas a
aprimorar a aprendizagem do aluno.
Art. 5º- Os Estudos de
Recuperação realizar-se-ão de preferência paralelos ao período letivo, nos
termos do Regimento Escolar.
Art.6º- Em casos excepcionais,
os estudos de recuperação final poderão ser administrados pela família, sob
orientação da escola, à qual caberá a avaliação.
Parágrafo único- Na situação
prevista neste artigo, a escola obrigar-se-á a definir os conteúdos e prazos
previstos para o encerramento do processo.
Art.7º- A educação dos Estudos
e Recuperação será definida pelo estabelecimento de ensino, atendendo ao grau
de dificuldade verificada e ao ritmo de aprendizagem do aluno, levando-se
sempre em consideração o parecer do professor que conduz o processo de
recuperação.
Art.8º- A avaliação dos
estudos de recuperação poderá ser escrita ou oral, a critério do professor,
considerando sempre, nessa escolham, a natureza, o grau e a abrangência do
conhecimento, objeto da avaliação, e as possibilidades de aprendizagem do
aluno.
Parágrafo único- O resultado
dos Estudos de Recuperação, se satisfatório, deverá ser lançado na ficha
individual do aluno, prevalecendo sobre aquele obtido durante o bimestre,
semestre ou período letivo.
Art.9º-
Os Estudos de Recuperação Final realizar-se-ão no estabelecimento de ensino em
que o aluno estiver cursando ou tenha cursado o período letivo, ressalvada a
excepcionalidade prevista no Art.6º desta Resolução.
Art.10- Os Estudos de
Recuperação poderão ser realizados por outra instituição de ensino, desde que
seja comprovada a mudança de domicilio do aluno para outra cidade, com
distância mínima de 100km.
Parágrafo único- Para realizar
Estudos de Recuperação em outro estabelecimento de ensino, o aluno deverá
apresentar transferência expedida pela escola de origem.
Art.11- Caso o aluno
submeta-se à Recuperação Final, somente será considerado reprovado, se não
obtiver êxito após efetivo trabalho pedagógico, com a duração mínima de 10
(dez) dias úteis, sendo destinada uma hora em cada dia para o conteúdo ou parte
do conteúdo da disciplina em que demonstrou dificuldade.
Art.12- Este Resolução entrará
em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Organização do ensino
A
finalidade da escola na sociedade consiste em admitir profissionais competentes
e responsáveis, para que haja um aprendizado de qualidade por parte dos
educados.
O ensino tem duração mínima de
oito anos, obrigatório e gratuito nas escolas públicas. A organização escolar é
feita em seriação: do 1º ao 9º ano funcionando em dois turnos.
A relação ensino-aprendizagem
busca o desenvolvimento pessoal e intelectual da criança, estimulando o domínio
da auto-estima e o conhecimento do mundo.
A grade curricular é dividida
em três áreas de conhecimento, sendo elas: Linguagem, Ciências e Números,
perfazendo um total de nove disciplinas. Vale ressaltar que há uma interação de
todas as disciplinas, para que o discente tenha uma visão crítica do mundo e
aprenda a construir seu próprio conhecimento, porque só se é sujeito do
aprendizado, quando se aprende a construir conhecimento e,
consequentemente, ampliá-lo.
Acompanhamento ao
recreio
Na nossa unidade de ensino realiza-se um recreio dinamizado, com
acompanhamento dos professores, funcionários e núcleo gestor, no intuito de
observar o comportamento de cada educando, procurando, através de brincadeiras
e jogos recreativos, enfatizar a cultura popular.
A rádio escola faz com que nossos alunos se descontraíram, brinquem e
participem mais ativamente das atividades propostas. Esses fatores contribuirão
para torná-los indivíduos capazes de superar suas emoções, construindo o seu
próprio conhecimento, no intuito de cooperar para uma formação integral dentro
e fora da escola. Ressaltamos ainda que, obedecendo ao calendário escolar, o
recreio é realizado no seguinte horário: das 15:00h as 15:30h, no turno
vespertino.
Estratégia e
cronograma de avaliação do projeto
A avaliação do Projeto Político Pedagógico tem por missão transparecer
os princípios criados e atuantes, dentro do contexto do processo avaliativo,
seguindo rigorosamente os critérios pré-estabelecidos. O mesmo deve ser
avaliado paralelamente, obedecendo aos critérios de cada meta apresentada em
parceria com todos os que fazem parte do processo educacional, sendo que as
estratégias utilizadas são a participação global de 100% das ações adotadas
pelo referido processo.
A elaboração desse projeto vem demonstrar também que a escola tem
buscado uma nova identidade, um novo dinamismo, um compromisso que esteja
próximo e a serviço do aluno, da escola, dos pais e da comunidade como um todo,
para a qual a escola deve estar sempre disposta a prestar conta de sua atuação.
Nesse sentido, temos procurado estimular a comunidade escolar a exercitar sua condição
de cidadania.
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