PPP - Projeto Politico Pedagógico


Justificativa

          A escola de Ensino Infantil e Fundamental Nossa Senhora de Fátima, conta hoje com 224 alunos regulamente matriculados, os quais estão distribuídos entre as modalidades da Educação Infantil (II, III, IV e V) e Ensino Fundamental (1º ao 9º ano).
          No que diz respeito ao nível de aprendizagem, a escola se apresenta numa posição dos pais no aprendizado dos filhos é uma constante; conta ainda com a colaboração e dedicação da equipe de professores, a qual tem se preocupado em oferecer o melhor em relação a qualidade  do ensino. Nesse  sentindo, os professores orientam aos alunos sobre a responsabilidade que cada um tem de enfrentar, no intuito de contribuir para o seu próprio crescimento e conhecimento, formando cidadãos mais conscientes.
            Seu quadro que compõe o corpo docente da escola tem se preocupado em desenvolver, de acordo com os PCN’s, uma prática educativa que possa atender as necessidades do educando, buscando, basicamente, o essencial para conviverem em harmonia uns com os outros. Vale salientar que os professores são qualificados e graduados para o exercício de sua profissão
            Com relação as necessidades priorizadas pelo diagnostico geral do rendimento escolar, temos procurado subsídios práticos, introduzindo novos projetos e redimensionando o regimento escolar, com o objetivo de despertar interesses e envolvimentos psicossociais progressivamente.
            O principal eixo a ser utilizado como suporte para minimizar os problemas mencionados é a própria comunidade, pois acreditamos que a educação é a base para a socialização. O mais importe é que o pensar e o fazer pedagógico acontece de forma participativa, onde professores, alunos, funcionários e comunidade trabalhem juntos, em prol do progresso de todos.
            Partindo do pressuposto de que a educação tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando e que, para isso, deverá a escola (espaço reservado  para a sistematização do conhecimento), oferecer mecanismo para a concretização desse objetivo e do referencial para o sucesso escolar, verificamos, em linhas gerais, que as relações de ensino-apredizagem, no processo pedagógico da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, estão situadas em patamar de anseios estruturais, bem como de extrema necessidade por uma melhor qualificação das potencialidades contribuintes em aspectos favoráveis ao ápice educacional de sua clientela.
            Seu quadro discente é composto por crianças de diversos níveis sociais, sendo que a maior parte pertence à classe média  baixa. Os alunos são filhos de trabalhadores rurais desprovidos  de incentivos para o estudo, um vez que a profissão por eles desempenhada não requer maiores qualificações. Contudo, mesmo diante de uma realidade cruel, a escola tem procurado preparar seus alunos para o exercício da cidadania.

VISÃO                           
                Fazer da  nossa escola uma instituição de destaque em meio a outras, particularmente  pela excelência do trabalho educacional, no intuito de que essa  seja a melhor oportunidade de crescimento e desenvolvimento para todas as pessoas da comunidade. Atuando dessa forma, estaremos  fazendo com que nossa instituição seja reconhecida pela qualidade de seu ensino, com base em uma educação voltada para a ética, a cultura e o social.

MISSÃO
                  Formar cidadãos conscientes, ativos e participativos, visando construir uma sociedade mais igualitária, possibilitando uma formação integral aos alunos, de forma interdisciplinar, priorizando os aspectos: intelectual, cognitivo psicomotor, emocional, afetivo, familiar, social, físico e ético.

AÇÕES
- Os educadores deverão está sempre atentos à coerência entre o discurso e a prática, respeitar para ser respeitado, assumir e cumprir suas responsabilidades, como forma de compartilhar com o educando a importância de suas atitudes.
- A participação ativa dos estudantes e da comunidade como um todo, certamente irá ajudar a formar cidadãos de boa índole, capazes de exercer com dignidade o exercício de sua cidadania.
- Avaliar, de forma continua, a atuação e desempenho não só do corpo discente e docente, como também acompanhar de perto o desempenho do núcleo gestor e funcional, como parte integral do processo educativo.
          A escola segue uma linha democrática em que o núcleo gestor, corpo docente, discente, funcional e comunidade trabalham juntos buscando os mesmos objetivos.  A mesma visa dar continuidade aos programas desenvolvidos pela SEDUC, tendo por finalidade desenvolver no educando a formação necessária indispensável para o exercício da cidadania e fornecer meios para progredir no trabalho. Sobre o termo cidadania, freinet (1997, p. 139), afirma que mesma visa dar continuidade aos programas desenvolvidos pela SEDUC, tendo por finalidade desenvolver no educando a formaç------


REFERENCIAL TEÓRICO

            Diante do diagnóstico da situação da Escola de Ensino Infantil Fundamental Nossa Senhora de Fátima, percebe-se que não é possível seguir apenas uma corrente pedagógica, mas  algumas que juntas norteiam  e possibilitam novos conhecimentos. A escola baseia-se nas tendências: tradicional, renovada e crítico-social dos conteúdos, uma vez que unidas discorrem para um melhor e mais  eficiente aprendizado Por parte dos discentes, fazendo com que adquiram uma visão critica do mundo, sem perder de vista os valores históricos.
             Sobre a pedagogia tradicional, Luckesi (1994, p. 30), afirma que esta é: [...] centrada no intelecto, na transmissão de conteúdos e na pessoa do professor. Já na pedagogia crítico-social dos conteúdos  Meksenas (1994, p. 63) afirma que:

                                          [...] ela tem por  objetivo um processo de ensino onde tanto professores
                                            como alunos tenham postura ativa para que possam realizar   uma troca
                                         de experiência e assim, ao mesmo tempo em que o aluno tem acesso
                                         ao conteúdo tradicional, tem também uma postura critica que o ajuda
                                        no processo de transformação de realidade social.

            O ensino de qualidade que a escola pretende desenvolver, visa formar cidadão capazes de interferir criticamente na realidade, para assim poder transformá-la. Esse processo está inserido dentro das tendências pedagógicas citadas anteriormente, e é através  deles que buscamos a valorização do aluno, sem menosprezar o papel fundamental do professor, que tem uma função de suma importância, a qual consiste em possibilitar aberturas para novos conhecimentos. Em conformidade com o exposto, vale salientar o que afirma Gandim (apud TELES, 1997, p. 25): O  sistema escolar se organiza segundo as linhas estruturais da sociedade em que se insere: não é um  tipo de escola que produz um tipo de sociedade, mas um tipo de sociedade que produz um tipo de escola.
               A escola que queremos é aquela da qual o professor seja um facilitador do processo de busca do conhecimento, levando em consideração a bagagem empírica do aluno.
               A instituição escolar, na perspectiva de construção da cidadania, precisa assumir e valorizar a cultura de sua própria comunidade e, ao mesmo tempo, ultrapassar seus limites. Nessa perspectiva, é essencial que haja um vinculo entre a escola, as questões sociais e os valores democráticos. As normas de funcionamento e os valores implícitos e explícitos que regem a atuação das pessoas na escola, são determinantes para a qualidade do ensino, interferindo de maneira significativa sobre a formação do educando.
              A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – nº 9.394), aprovada em 20 de dezembro de 1996, consolida ampla o dever do poder público para com  a educação em geral e, em particular, com o Ensino Fundamental, tendo em vista a mudança da tendência pedagógica tradicional. O órgão responsável pela educação, implantou o Projeto de Educação em Ciclo, rompendo com a seriação e avançando no sentido de organizar o ensino, considerando a faixa etária e as aproximações dos educandos dentro de mesmo ciclo. Tal proposta viabiliza a escola  a trabalhar com mais flexibilidade, respeitando os diferentes níveis de escolaridade.
                Em razão da grande centralidade atribuída à Educação pela política nacional, definida nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), o professor, especialmente do Ensino Fundamental, onde está inserido o foco dessa política, teve que se reciclar, aprimorar seus conhecimentos e redimensionar sua prática educativa.    
                  Diante do que a escola pretende, é que foi discutido e elaborado este Projeto, que inclui a formulação de metas e meio eficazes, valorizando a rotina do trabalho pedagógico em grupo de co-responsabilidade de todos os membros que formam a comunidade.

PROPOSTA CURRICULAR

              Na escola procuramos trabalhar com eventos sociais, objetivando que os pais se integrem com mais afinco ao convívio escolar e que se preocupe mais com a aprendizagem e o comportamento de seus filhos, para que juntos, possamos preparar profissionais de alto nível intelectual e produzir conhecimentos a parti da realidade vivida, no intuito de proporcionar tanto ao educando quanto ao educador soluções para a criação e a construção do saber.
              No nosso planejamento buscamos não apenas abranger a educação sistematicamente ministrada em sala de aula, mas também as experiências que são adquiridas dentro e fora da escola, incluindo também o relacionamento entre alunos, professores e familiares,


 Objetivo geral


                  Contribuir, de forma democrática, para  o crescimento integral do educando, tendo em vista o engrandecimento e o fortalecimento da escola, diminuindo, assim, o índice de evasão e repetência escolar.



Quadro de metas e estratégias da escola.

METAS
ESTRATÉGIAS
·        Avaliar o processo de ensino-aprendizagem em 100%
·        Núcleo gestor.
·        Buscar parcerias para ministrar palestra sobre arte, cultura e religião.
·        Parceria com a SEDUC
·        Parceria com a URCA
·        Parceria com o SESC
·        Oferecer a criança uma unidade escolar adaptidada as suas necessidades.
·        SEDUC/JN

·        Trazer para a escola 90% da comunidade escolar; pais e alunos para acompanhar no processo ensino aprendizagem.
·        Escola Nossa Senhora de Fátima.
·        Parceria com a SEDUC.
·         Formação PAIC (Programa de Alfabetização na idade certa) para os professores da educação infantil e ensino fundamental.
·        Parceria com a SEDUC.

·        Elevar a participação da comunidade escolar em 40% nos projetos.
·        Usando metodologias tais como:
ü     Leitura
ü     Pesquisa
ü     Recursos tecnológicos.

·        Aumentar em até 40% a participação dos pais dos alunos nas atividades desenvolvidas pela escola.
·        Realizar palestras, seminários voltado para a estrutura da família o bem estar do aluno.
·        Aumentar em até 20% a taxa de matricula diurno.
·        Metodologias aplicadas de incentivos e dinamismo para estimular o aluno.
·        Elevar 30% o nível de aproveitamento do aluno e diminuir em 5% o déficit de aprendizagem.
·        Fazer da escola um lugar agradável, onde o aluno sinta prazer em vir e nela permanecer.
·        Reduzir em até 20% os índices de evasão e repetência.
·        Realizara recuperação para os alunos do 6º ao 9º ano através de projetos realizados nos sábados.

  Os sistemas de avaliação da aprendizagem
           
A avaliação escolar é uma tarefa didática necessária e permanente no processo educativo, bem como no acompanhamento dos passos do processo ensino-aprendizagem, pois avaliar é diagnosticar.
            É realidade de forma contínua e, no final de cada bimestre, a secretária de Educação adota um calendário de provas, as quais poderão ser oral ou escrita, de acordo com a real necessidade de cada sala de aula e disciplina.
            O objetivo da avaliação consiste em detectar o rendimento do aluno para, a partir daí, o professor verifica em que ponto deve melhorar sua ação pedagógica, revertendo o quadro negativo.
            A recuperação anual é feita paralela, levando-se em consideração a recuperação propriamente dita no final de cada semestre, sabendo-se que a média adotada pelo sistema de ensino municipal é cinco (05). Dentro desse processo também é realizada a avaliação do desempenho do corpo docente e administrativo da escola.
            A avaliação diz respeito a uma reflexão sobre o nível da qualidade do trabalho escolar, tanto dos professores quanto dos alunos. Tem como finalidade constatar progressos e superações necessárias para o melhor desempenho do sucesso escolar.
            Segundo Libâneo (1994), a avaliação é o caminho utilizado no processo de ensino que permite determinar se os objetivos proposto foram atingidos. Portanto, partindo dessa verificação é que o professor pode orientar-se e decidir quais atividades didáticas deve desenvolver a seguir, para que alcance os objetivos previstos. Ainda de acordo com o autor supracitado:

                                   [...] definir a avaliação escolar como um componente do processo de
                                          ensino que visa, através da verificação e qualificação dos resultados
                                          obtidos, determinar a correspondência destes com os objetivos propostos
                                             e, daí, orientar a tomada de decisões em relação às atividades didáticas
                                    seguintes (LIBÂNEO, 1994, p. 196).

               Em conformidade com o pensamento de Libâneo, Luckesi (1994), define a avaliação escolar como uma apreciação qualitativa dos dados importantes do processo de ensino e aprendizagem, que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho. A avaliação pode ser caracterizada como uma forma de ajuizamento da qualidade do objeto avaliado, fator que implica uma tomada de posição a respeito do mesmo para aceitá-lo ou para transformá-lo. Sobre esse aspecto, Luckesi (1994, p. 33), afirma:”[...] a avaliação é um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão”.     
                Diante dessas definições podemos ainda dizer que a avaliação é um processo contínuo de pesquisas que têm como objetivo diagnosticar e interpretar os aspectos cognitivos dos alunos, visando redimensionar o planejamento do professor e da escola como um todo. Ela é necessária por que permite verificar e analisar o desenvolvimento do processo educativo, assumindo uma dimensão orientadora, uma vez que, se bem planejada para ocorrer normalmente ao longo do processo, fornecerá um  feedback e permitirá a recuperação imediata, se for o caso.
                Nesse sentido, a avaliação é utilizada para cumprir algumas funções, tais como: pedagógico-didático, diagnóstico e controle, entre outras. A função de diagnóstico possibilita identificar avanços e dificuldades dos educandos e a atuação do professor que, após as análises, replaneja para melhor cumprir as exigências previstas nos objetivos.   
                A avaliação ocorre sem rituais calendarizados, no momento que o professor ache necessário, sendo que alguns tipos são utilizados, como:  avaliações objetivas, subjetivas, registro de ocorrência, ficha do aluno, diário de bordo, observação dos trabalhos, pesquisas, observações do comportamento, auto-avaliação, reuniões campais etc.
                 Após obtenção dos resultados das avaliações realizadas, faz-se necessário constatar que, se algum aluno não atingiu a média cinco (05), inicia-se a recuperação paralela com exercícios intensificados, concentração de esforços, atenção sobre os aspectos deficientes, estado específico do aluno e busca de apoio. Caso mesmo diante dessas tentativas a defasagem não seja superada, recorre-se à recuperação no final do ano letivo.
                 De acordo com a Resolução nº 384/2004, do conselho de Educação do Ceará, no uso de suas atribuições definidas na Lei nº 11.014, de 9 de abril de 1985, e tendo em vista orientar os estabelecimentos de ensino sobre a obrigatoriedade de proporcionar aos seus alunos Estudos de Recuperação, em conformidade com os dispositivos da Lei nº 9. 394/1996, contidos no Artigo 24, Incido V, Letra “e”, no Artigo 12, inciso V, e no Artigo 13, inciso IV.
                   Resolve:
                    Art.1º- Entende-se por Estudos de Recuperação o tratamento especial dispensando aos alunos nas situações de avaliação de aprendizagem, cujos resultados forem considerados pelo professor como insuficientes.
§ 1º- Os estudos previstos no “caput” deste artigo constituem-se um dever da escola com a participação da família, cujos procedimentos serão disciplinados no Regimento Escolar.
§ 2º- O processo de recuperação será definido pela escola com a participação da família.
                 Art.2º- A insuficiência de rendimento escolar poderá ser identificada:         

a)       Pelo que o Regimento Escolar estabelecer como conceito ou nota mínima para aprovação;
b)       Pelo parecer escrito do professor, identificando conteúdos ou habilidades que considere importantes na aprendizagem do aluno;
c)        Pelo manifesto desejo do aluno de complementar estudos em determinado conteúdo programático.
               
                 Art. 3º- São características dos Estudos de Recuperação:

a)       Metodologia adequada às dificuldades de aprendizagem constatadas;
b)       Revisão da parte do conteúdo em que o aluno demonstrou dificuldade;
c)        Orientação e acompanhamento individualizados ou em grupos com dificuldades idênticas;
d)       Desenvolvimento de exercício para aquisição de habilidades, quando for o caso.

                  Art. 4º- competirá ao professor estabelecer estratégia de recuperação, podendo adotar processos pedagógicos diversos, como pesquisas, estudo de módulos, trabalhos individuais ou em grupos, leituras complementares, relatos de experiência e outras atividades que, a seu critério, forem julgadas adequadas, sempre voltadas a aprimorar a aprendizagem do aluno.
                 Art. 5º- Os Estudos de Recuperação realizar-se-ão de preferência paralelos ao período letivo, nos termos do Regimento Escolar.
                 Art.6º- Em casos excepcionais, os estudos de recuperação final poderão ser administrados pela família, sob orientação da escola, à qual caberá a avaliação.
                Parágrafo único- Na situação prevista neste artigo, a escola obrigar-se-á a definir os conteúdos e prazos previstos para o encerramento do processo.
                Art.7º- A educação dos Estudos e Recuperação será definida pelo estabelecimento de ensino, atendendo ao grau de dificuldade verificada e ao ritmo de aprendizagem do aluno, levando-se sempre em consideração o parecer do professor que conduz o processo de recuperação.
                 Art.8º- A avaliação dos estudos de recuperação poderá ser escrita ou oral, a critério do professor, considerando sempre, nessa escolham, a natureza, o grau e a abrangência do conhecimento, objeto da avaliação, e as possibilidades de aprendizagem do aluno.
                  Parágrafo único- O resultado dos Estudos de Recuperação, se satisfatório, deverá ser lançado na ficha individual do aluno, prevalecendo sobre aquele obtido durante o bimestre, semestre ou período letivo.
                   Art.9º- Os Estudos de Recuperação Final realizar-se-ão no estabelecimento de ensino em que o aluno estiver cursando ou tenha cursado o período letivo, ressalvada a excepcionalidade prevista no Art.6º desta Resolução.
                  Art.10- Os Estudos de Recuperação poderão ser realizados por outra instituição de ensino, desde que seja comprovada a mudança de domicilio do aluno para outra cidade, com distância mínima de 100km.
                 Parágrafo único- Para realizar Estudos de Recuperação em outro estabelecimento de ensino, o aluno deverá apresentar transferência expedida pela escola de origem.
                 Art.11- Caso o aluno submeta-se à Recuperação Final, somente será considerado reprovado, se não obtiver êxito após efetivo trabalho pedagógico, com a duração mínima de 10 (dez) dias úteis, sendo destinada uma hora em cada dia para o conteúdo ou parte do conteúdo da disciplina em que demonstrou dificuldade.
                 Art.12- Este Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Organização do ensino

              A finalidade da escola na sociedade consiste em admitir profissionais competentes e responsáveis, para que haja um aprendizado de qualidade por parte dos educados.
                O ensino tem duração mínima de oito anos, obrigatório e gratuito nas escolas públicas. A organização escolar é feita em seriação: do 1º ao 9º ano funcionando em dois turnos.
                A relação ensino-aprendizagem busca o desenvolvimento pessoal e intelectual da criança, estimulando o domínio da auto-estima e o conhecimento do mundo.
                A grade curricular é dividida em três áreas de conhecimento, sendo elas: Linguagem, Ciências e Números, perfazendo um total de nove disciplinas. Vale ressaltar que há uma interação de todas as disciplinas, para que o discente tenha uma visão crítica do mundo e aprenda a construir seu próprio conhecimento, porque só se é sujeito do aprendizado, quando se aprende a construir conhecimento e, consequentemente,  ampliá-lo.


         Acompanhamento ao recreio

Na nossa unidade de ensino realiza-se um recreio dinamizado, com acompanhamento dos professores, funcionários e núcleo gestor, no intuito de observar o comportamento de cada educando, procurando, através de brincadeiras e jogos recreativos, enfatizar a cultura popular.
A rádio escola faz com que nossos alunos se descontraíram, brinquem e participem mais ativamente das atividades propostas. Esses fatores contribuirão para torná-los indivíduos capazes de superar suas emoções, construindo o seu próprio conhecimento, no intuito de cooperar para uma formação integral dentro e fora da escola. Ressaltamos ainda que, obedecendo ao calendário escolar, o recreio é realizado no seguinte horário: das 15:00h as 15:30h, no turno vespertino.



     Estratégia e cronograma de avaliação do projeto

A avaliação do Projeto Político Pedagógico tem por missão transparecer os princípios criados e atuantes, dentro do contexto do processo avaliativo, seguindo rigorosamente os critérios pré-estabelecidos. O mesmo deve ser avaliado paralelamente, obedecendo aos critérios de cada meta apresentada em parceria com todos os que fazem parte do processo educacional, sendo que as estratégias utilizadas são a participação global de 100% das ações adotadas pelo referido processo.
A elaboração desse projeto vem demonstrar também que a escola tem buscado uma nova identidade, um novo dinamismo, um compromisso que esteja próximo e a serviço do aluno, da escola, dos pais e da comunidade como um todo, para a qual a escola deve estar sempre disposta a prestar conta de sua atuação. Nesse sentido, temos procurado estimular a comunidade escolar a exercitar sua condição de cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário